A estratégia de internacionalização tem marcado a vida da instituição desde a sua origem. A CESPU elegeu como principais mercados os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Angola, onde constituímos a “CESPU Formação Angola, S.A.” onde participamos na PEA - Projetos Educativos de Angola entidade promotora do recém-aprovado Instituto Superior Politécnico de Benguela. Mais tarde demos início à cooperação com Cabo Verde, em particular com a sua universidade pública, a UNI-CV e com o Instituto Nacional de Proteção Civil. Recentemente foi constituída a “CESPU Brasil, S.A.” que pretende desenvolver formação especializada e ensino superior.
Paralelamente, a CESPU tem vindo a reforçar a sua presença no mercado ibérico, através da “CESPU Europa, S.A.”, com sede em Espanha, e a parceria histórica com a Universidade de Barcelona traduzida na integração da CESPU no projeto de Campus de Excelência para a Saúde UB, HUBc, e o desenvolvimento do IINFACTS, instituto dedicado à investigação e à formação avançada em ciências e tecnologias da saúde.
A instituição tem ainda procurado criar estratégias de internacionalização europeia, recorrendo ao Programa Erasmus – destinado a mobilidade de estudantes e staff (docente e não-docente), dentro do espaço Europeu. Mais informações – consultar o Serviço de Relações Internacionais – Erasmus.