Escola

Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa - Gandra

Duracao

2/A

Regime

D

Língua de aprendizagem

Português

Nível de qualificação

Confere diploma de técnico superior profissional

Duração oficial

2 anos - 4 semestres - 120 ECTS

Requisitos de acesso

Podem candidatar-se a um CTeSP: - Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; - Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa; - Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional. As condições específicas para concorrer a cada curso técnico superior profissional são fixadas pelas respetivas instituições de ensino superior, em função da área em que o curso se insere. Os concursos são realizados por cada instituição de ensino superior.

Programa de estudo

O Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico pretende capacitar profissionais para planear, executar e gerir atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção. O contexto atual do setor da saúde exige, dos profissionais que nele operam, o desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes capazes de responder à necessidade de mudança do paradigma do seu modelo de disponibilização de cuidados, condicionada por vários fatores dos quais se destacam o envelhecimento populacional, a maior preferência do bem saúde em relação a outros bens e os fatores socioeconómicos e culturais. Decorrentes desta mudança, os desafios que hoje se colocam a todos os profissionais, nas diversas áreas, são imensos, colocando ao seu exercício profissional um repto maior. Os secretários clínicos desempenham um papel fundamental na imagem da instituição que representam, pois é com este profissional que o cliente estabelece o primeiro contacto. Deles também se exigem, para além de competências administrativas, outras relacionadas com a gestão, a informática, a literacia em saúde e legislação em saúde, assentes num código de conduta e na proteção de dados. São atividades principais do Técnico Superior Profissional em Secretariado Clínico: - Colaborar na prestação de serviços de qualidade contribuindo para a melhoria contínua da organização; - Propor e implementar medidas que visem a melhoria do atendimento e trabalho de secretariado, tendo em conta os padrões de qualidade e as melhores práticas; - Planear a execução, de modo independente, as atividades de secretariado em instituições de saúde de diferentes tipologias e áreas de intervenção; - Registar dados clínicos e outros nas plataformas de requisição, registo, referenciação e protocolos em saúde; - Prestar ao cliente e à equipa multiprofissional uma colaboração responsável e assertiva, adaptada à condição de saúde da pessoa, ao contexto e ao serviço; - Desenvolver atividades de secretariado clínico de modo a garantir um atendimento célere, profissional, cuidado e personalizado à condição de saúde da pessoa; - Prestar um atendimento fundamentado, atualizado, explícito e adaptado à condição de saúde da pessoa; - Assegurar uma boa gestão documental, de informação e de stock tendo em conta as características do serviço e garantindo a confidencialidade de dados; - Planear e colaborar na organização do espaço bem como na implementação e manutenção de um arquivo documental funcional, confidencial e prático; - Participar na elaboração de protocolos e procedimentos facilitadores e funcionais adaptados e personalizados tendo em conta o serviço, a instituição e os clientes. NOTA: O CTeSP em Secretariado Clínico tem autorização de funcionamento para a ESSVA (Vila Nova de Famalicão). Desde que reunidas as condições mínimas, funcionará uma turma nas instalações da ESSVS (Gandra - Paredes).

Plano de estudos do programa

1º ano

Unidade curricular Àrea científica Tipo a) Horas b) ECTS Obs. c)
      T TP P S E OT  
Desenvolvimento pessoal Desenvolvimento Pessoal 1º/S 40 - - - - - 4
Fundamentos de secretariado clínico Secretariado e Trabalho Administrativo 1º/S 12 24 24 - - - 6
Humanização do atendimento em saúde Secretariado e Trabalho Administrativo 1º/S 9 - 21 - - - 3
Língua Inglesa Línguas e Literatura Estrangeira 1º/S 40 - - - - - 4
Organização e gestão em saúde Gestão e Administração 1º/S 12 - 48 - - - 6
Terminologia em saúde Saúde - programas não classificados noutra área de formação 1º/S 15 - 15 - - - 3
Ética profissional Filosofia e Ética 1º/S 40 - - - - - 4
Acessibilidade e equidade em saúde Saúde - programas não classificados noutra área de formação 2º/S 30 - - - - - 3
Assessoria e técnicas de secretariado clínico Secretariado e Trabalho Administrativo 2º/S 12 24 24 - - - 6
Comportamento organizacional Psicologia 2º/S 30 - - - - - 3
Higiene e segurança no trabalho Segurança e Higiene no Trabalho 2º/S 40 - - - - - 4
Logística em saúde Gestão e Administração 2º/S 12 - 28 - - - 4
Noções gerais de metodologia científica Estatística 2º/S 40 - - - - - 4
Políticas, sistemas e serviços de saúde Saúde - programas não classificados noutra área de formação 2º/S 12 - 48 - - - 6

2º ano

Unidade curricular Àrea científica Tipo a) Horas b) ECTS Obs. c)
      T TP P S E OT  
Literacia em saúde e multimorbilidades Saúde - programas não classificados noutra área de formação 1º/S 12 - 28 - - - 4
Primeiros socorros e suporte básico de vida Saúde 1º/S - - 40 - - - 4
Protocolos em saúde Secretariado e Trabalho Administrativo 1º/S 9 - 21 - - - 3
Sistemas informáticos de registo e referenciação Informática na ótica do utilizador 1º/S 12 - 48 - - - 6
Subsistemas de saúde, acordos e comparticipações Saúde - programas não classificados noutra área de formação 1º/S 21 - 49 - - - 7
Tecnologias de informação e comunicação em saúde Informática na ótica do utilizador 1º/S 10 - 50 - - - 6
Estágio A 10 - - 700 - - 30

Legenda a)

A: Anual; S: Semestral

Legenda b)

T: Teóricas; TP: Teórico-práticas; P: Práticas; PL: Práticas-laboratoriais; S: Seminário; E: Estágio; OT: Orientação tutória

Legenda c)

o) Opcional