ALUGUER DE AUTOMÓVEIS

Nos aeroportos, nas estações terminais de transportes internacionais de caminhos-de-ferro, e nas principais localidades, existem serviços de aluguer de automóveis sem condutor. Para o aluguer de viaturas é necessário:

  • Ter entre 21 e 25 anos, consoante as condições de aluguer de cada empresa;
  • Apresentar uma identificação (bilhete de identidade para cidadãos da U.E. ou passaporte válido para as outras nacionalidades);
  • Carta de condução válida há mais de um ano.

BANCOS

Os Bancos estão abertos ao público entre as 8h30 e as 15h, nos cinco dias úteis da semana. Existe uma rede nacional de ATMs, identificada por MB (Multibanco), que permite o levantamento de numerário, 24 horas por dia.

CORREIOS

Na generalidade, as Estações de Correio encontram-se abertas de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. As estações centrais e dos aeroportos têm horários mais alargados, podendo estar abertas aos sábados e domingos. Muitas Estações de Correio disponibilizam o serviço Netpost que, mediante pagamento, permite o acesso ao e-mail pessoal e à internet. Poderá obter informações mais pormenorizadas sobre horários e serviços disponíveis em cada Estação em www.ctt.pt

FARMÁCIAS

Na generalidade, as Farmácias estão abertas ao público nos dias úteis entre as 9h e as 19h (algumas encerram para almoço entre as 13h e as 15h), e aos sábados das 9h às 13h, encontrando-se assinaladas por uma cruz verde iluminada, quando estão de serviço durante a noite. Todas elas têm informação afixada acerca das Farmácias que se encontram abertas à noite e estão mais próximas.

LOJAS

As lojas de comércio tradicional funcionam normalmente de 2ª a 6ª feira, entre as 9h e as 19h e ao sábado até às 13h. Algumas fazem pausa para almoço. Nos meses que antecedem o Natal, este género de comércio pode funcionar ao sábado de tarde e até ao domingo. Os numerosos Centros Comerciais, que existem dentro e fora das cidades, possuem um horário de funcionamento mais alargado - habitualmente das 10h às 24h, todos os dias da semana. Aqui, encontram-se lojas das principais marcas internacionais, mas o comércio mais tradicional, com produtos portugueses, está espalhado pelas ruas das localidades, sobretudo nos bairros antigos.