O sistema de saúde de Portugal é caracterizado por três sistemas coexistentes: o Serviço Nacional de Saúde (SNS), os regimes de seguro social de saúde especiais para determinadas profissões (subsistemas de saúde) e os seguros de saúde de voluntariado privados.
As unidades de saúde têm vindo a modernizar-se com o decorrer dos anos, nomeadamente em novos equipamentos e na humanização de serviços. Podem ser divididos em três tipos:
- HOSPITAIS - situados nas principais cidades e vilas portuguesas com maior número de população, garantem cuidados de saúde de grau superior, como cirugias, e consultas de diversas especialidades;
- CENTROS DE SAÚDE E USF (UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR) - garantem ao utente consultas de algumas especialidades, consultas com o seu médico de família, tratamentos de enfermaria e cirugias de pequena dimensão;
- POSTOS MÉDICOS - localizados principalmente nas localidades sede de freguesia, garantem ao utente consultas com o seu médico de família e tratamentos de enfermaria de grau primário.
Para além do sector público, também existem hospitais e clínicas privadas.
Portugal dispõe de um número de emergência médica - 112.
Para além da linha de emergência médica, os utentes têm ainda ao dispor uma linha de saúde, aberta 24 horas por dia (SAÚDE 24) – 808 24 24 24, onde os utentes podem tirar dúvidas ou pedir ajuda. O objetivo da linha de saúde é ligar os portugueses à saúde e reduzir a procura desnecessária das urgências.
ALGUNS HOSPITAIS NO PORTO, VALE DO SOUSA E VALE DO AVE
- Centro Hospitalar do Porto (Hospital de Santo António, Hospital Maria Pia, Maternidade Júlio Dinis)
- Hospital Pedro Hispano - Matosinhos
- Hospital de S. João - Porto
- Instituto Português de Oncologia - Lisboa, Porto e Coimbra
- Hospital da Misericórdia de Paredes (CESPU) – Paredes, Vale do Sousa
- Hospital Padre Américo – Penafiel, Vale do Sousa
- Centro Hospitalar Médio Ave – V. N. Famalicão
- Centro Hospitalar do Alto Ave – Fafe e Guimarães