Os estudantes dos países da União Europeia (UE) não necessitam de visto para entrar em Portugal. No entanto, precisam de obter uma licença de residência, se a sua estadia for superior a 90 dias. Neste caso, deverão apresentar o BI / Passaporte, uma declaração de apoio financeiro e uma garantia de assistência médica no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Os estudantes dos países não pertencentes à UE devem obter um visto antes de saírem do seu país. Para isso, devem contactar a Embaixada ou o Consulado Português existente no seu próprio país.

Após a chegada a Portugal, os estudantes estrangeiros, exceto os de países da UE, deverão contactar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras informando do seu período de estudos na CESPU.

A entrada em Portugal não exige nenhuma vacinação, a menos que os estudantes sejam provenientes de uma zona geográfica de risco.

Os cidadãos da UE devem trazer o Cartão Europeu do Seguro de Doença (CESD), que garante o auxílio médico através do Serviço Nacional de Saúde. Devem ainda ter um seguro de responsabilidade que cubra os ferimentos pessoais e os danos legais à propriedade.