O Serviço de Ingresso constitui um elo de ligação entre os estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU e o futuro aluno, tanto ao nível do primeiro ingresso no ensino superior, como ao nível de outros concursos. Através dele poderá ter conhecimento dos calendários de ingresso, adquirir os guias de acesso e emolumentos, e pedir todas as informações que entender por bem solicitar. Consoante a nota de candidatura, e tendo em conta o número limitado de vagas de cada curso (numerus clausus), os estudantes são seriados e posteriormente colocados - ou não - num dos cursos a que se candidataram.

CONDIÇÕES DE ACESSO GERAL

  1. Titulares de curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e tenham realizado o exame nacional às provas de ingresso no ano em curso e/ou nos dois anos anteriores;
  2. Titulares de Cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português e as provas fixadas podem ser substituídas por exames finais de disciplinas daqueles curso realizados no ano letivo decorrido (Artigo 20º do Decreto-Lei nº. 296-A/98);
  3. Titulares de Diploma de Curso de Especialização Tecnológica (CET);
  4. Ter mais de 23 anos, de acordo com o Decreto-Lei nº. 64 de 21/03/2006;
  5. Contingentes Especiais para emigrantes portugueses
  6. Titulares de Diploma de Curso Superior (via Secretaria-Geral de Alunos);
  7. Se inscritos ou matriculados (em ano letivo anterior) em curso / estabelecimento de ensino superior através de regime Especial de Acesso – mudança de curso, transferência e reingresso (via Secretaria-Geral de Alunos).

PRÉ-REQUISITOS

Constituem um meio de prova que atesta a capacidade do estudante para a frequência e conclusão de determinado curso; têm carácter de obrigatoriedade e são eliminatórias nos cursos que o exigirem (exemplo, Prova de Aptidão Desportiva para o curso de Licenciatura de Educação Física, Saúde e Desporto.

EMOLUMENTOS

A propina poderá ser dividida em 12 mensalidades. O valor total inclui as sessões letivas, material de apoio às aulas laboratoriais e inscrição na época normal de exames. Condições Especiais – consultar o Serviço de Ingresso.

SER “COOPERANTE”

O universo estudantil da CESPU é constituído por cooperantes e não cooperantes. O estudante com o estatuto de cooperante dispõe de vantagens na área das propinas, no acesso aos serviços de saúde e ingresso nas atividades e formação contínua (cursos de curta duração e pós-graduações). Mais informações – consultar o Serviço de Ingresso.

Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, 10h às 13h / 14h às 17h

Contacto Geral: TLF: (+351) 800 20 20 02 | EMAIL: ingresso@cespu.pt

Campus Universitário de Gandra

TLF: (+351) 224 157 171 | Fax: (+351) 224 157 102

Campus Académico de V. N. Famalicão

TLF: (+351) 252 303 600 | Fax: (+351) 252 303 694

SECRETARIAS GERAIS DE ALUNOS

Cada estabelecimento de ensino tem uma Secretaria-Geral de Estudantes que regista e executa todos os atos administrativos relativos à matrícula, inscrição e frequência pedagógica dos alunos. Neste serviço, podem ainda ser apresentados requerimentos, solicitar declarações de matrícula e/ou de inscrição, certificados de habilitações, exames de recurso, revisão de exames, pedidos de equivalências de disciplinas, de transferências, de mudança de curso ou de reingresso.

Horários de Funcionamento e Contactos:

Campus Universitário de Gandra

IUCS

de 2ª a 6ª, 10h00 às 13h00 / 14h00 às 16h00

secretaria.iucs@cespu.pt

ESSVS

de 2ª a 6ª, 10h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00

secretaria.essvs@cespu.pt

Campus Académico de V. N. Famalicão

ESSVA

2ª, 3ª e 5ª, 10h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00

4ª e 6ª, 10h00 às 13h00 / 14h00 às 18h00

secretaria.essva@cespu.pt

SECRETARIA DIGITAL

No sentido de facilitar o acesso a informações académicas de elevado interesse, a CESPU investiu na criação de uma plataforma digital onde alunos e docentes podem aceder ao seu processo institucional e consultar informações diversas, tais como dados pessoais, histórico de resultados académicos, histórico de pagamentos, unidades curriculares lecionadas, fichas das unidades curriculares, regulamentos e documentos importantes. Para entrarem na sua página pessoal os alunos e docentes devem aceder à página http://secretaria.cespu.pt e preencher corretamente os campos de Login e Password (cedidos pela Secretaria Geral de Alunos). Em caso de dúvida, contactar help-desk@dsi.cespu.pt .

Este serviço pretende apoiar todos os estudantes que concorrem a bolsas de estudo, proporcionando acompanhamento personalizado na preparação e análise dos seus processos de candidatura à Bolsa de Estudo para Estudantes do Ensino Superior Privado, atribuída pela Direção Geral do Ensino Superior – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Estas bolsas destinam-se a estudantes cujo agregado familiar não possua recursos financeiros suficientes para a realização dos seus estudos no ensino superior e sejam considerados, para este efeito, economicamente carenciados. O valor da Bolsa atribuído varia de acordo com a capitação do agregado familiar.

Horário de Funcionamento: 3ª e 5ª feira, das 10h às 12h / das 14h às 17h

Contacto Geral - TLF: (+351) 224 157 210| EMAIL: gase@cespu.pt

Mais informações - www.dges.mctes.pt

Este serviço é responsável por apoiar de forma individual e personalizada os alunos finalistas e os ex-alunos da CESPU, na inserção no mercado de trabalho. De um modo geral, pretende promover a ligação entre o meio académico e a esfera empresarial, adequando com rigor a procura e a oferta. Para isso, gere uma bolsa de emprego interativa, onde existe um contacto permanente com empresas potencialmente interessadas em contratar profissionais de saúde graduados pela CESPU.

Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 10h30 às 12h30 / das 14h30 às 16h

Contacto Geral - TLF: (+351) 224 157 200| EMAIL: rui.santos@cespu.pt

O Serviço de Apoio Psicológico tem como missão apoiar e providenciar aconselhamento psicológico aos estudantes da CESPU durante o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Deste modo, o estudante pode usufruir de um atendimento específico e personalizado sobre os seus problemas pessoais e académicos, sendo depois encaminhados para serviços mais especializados, se necessário.

Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 12h / das 15h às 17h

Contacto Geral - TLF: (+351) 224 157 197| EMAIL: jose.maranhao@cespu.pt

Tem como principal função a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes do ensino politécnico, em assuntos de cariz pedagógico, científico, social ou administrativo. Serão admitidas para análise comunicações (queixas, reclamações, petições, sugestões ou exposições) apresentadas em formulário próprio dentro de envelope fechado e, cujos prazos legais e regulamentares já tenham sido esgotados nos órgãos ou serviços competentes da Instituição ou das unidades orgânicas respetivas.

Horário de Funcionamento: 2ª e 6ª feira, das 15h às 17h

Contacto Geral - EMAIL: provedor.estudante@ipsn.cespu.pt