Estas bolsas destinam-se a estudantes considerados, após análise da situação do agregado familiar, economicamente carenciados. São atribuídas pela Direção Geral do Ensino Superior – Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As candidaturas obedecem a regulamento e período próprio e são feitas pelos candidatos diretamente numa plataforma digital nacional. Para mais informações os estudantes devem consultar o Serviço de Integração e Ação Social Escolar.
Foram criadas, a nível nacional, bolsas de estudo por mérito aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos financeiros. A atribuição destas bolsas é realizada pela CESPU através dos serviços de secretaria de estudantes e pelo ministério da tutela, de acordo com regulamento específico.
As bolsas Erasmus destinam-se a auxiliar nos custos adicionais decorrentes da mobilidade, isto é, despesas de viagem e de subsistência (alojamento e alimentação). As bolsas são atribuídas considerando o país de destino e a duração do período de mobilidade, através de uma proposta orientadora fornecida pela Agência Nacional para a Gestão do Programa Aprendizagem ao Longo Vida (AN PROALV). Os estudantes Erasmus enviados pela CESPU que apresentem dificuldades socioeconómicas e/ou com necessidades especiais podem ainda ter acesso a Bolsas suplementares Erasmus, de modo a garantir que todos os estudantes tenham acesso ao Programa Erasmus. Para mais informações os alunos devem consultar o Serviço de Relações Internacionais - Erasmus.
De acordo com a legislação Portuguesa, foi criado um sistema específico de empréstimos a estudantes e bolseiros do ensino superior, incluindo alunos em cursos de especialização tecnológica, licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduação, no âmbito da sua frequência neste nível de ensino que lhes oferece a possibilidade de obterem financiamento bancário com melhores condições e sem necessidade de recorrer a avales e garantias patrimoniais. Este sistema acresce aos mecanismos de ação social escolar e é fortemente marcado pelo princípio da universalidade. Permite também o apoio específico a alunos abrangidos por programas de mobilidade internacional, nomeadamente para estadias no estrangeiro no âmbito do Programa ERASMUS e outros programas de intercâmbio internacional de estudantes.
Em parceria com a Lusitânia, a CESPU disponibiliza ainda aos seus alunos um seguro de Proteção de Propinas e um seguro de saúde (Cartão Nova Saúde), tendo como plataforma a Advancecare. Este último permite aos alunos aceder a um vasto leque de serviços clínicos bem como a alguns descontos especiais.