O Serviço de Ingresso constitui um elo de ligação entre os estabelecimentos de ensino tutelados pela CESPU e o futuro aluno, tanto ao nível do primeiro ingresso no ensino superior, como ao nível de outros concursos. Através dele poderá ter conhecimento dos calendários de ingresso, adquirir os guias de acesso e emolumentos, e pedir todas as informações que entender por bem solicitar. Consoante a nota de candidatura, e tendo em conta o número limitado de vagas de cada curso (numerus clausus), os estudantes são seriados e posteriormente colocados - ou não - num dos cursos a que se candidataram.

CONDIÇÕES DE ACESSO GERAL

  1. Titulares de curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente e tenham realizado o exame nacional às provas de ingresso no ano em curso e/ou nos dois anos anteriores;
  2. Titulares de Cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português e as provas fixadas podem ser substituídas por exames finais de disciplinas daqueles curso realizados no ano letivo decorrido (Artigo 20º do Decreto-Lei nº. 296-A/98);
  3. Titulares de Diploma de Curso de Especialização Tecnológica (CET);
  4. Ter mais de 23 anos, de acordo com o Decreto-Lei nº. 64 de 21/03/2006;
  5. Contingentes Especiais para emigrantes portugueses
  6. Titulares de Diploma de Curso Superior (via Secretaria-Geral de Alunos);
  7. Se inscritos ou matriculados (em ano letivo anterior) em curso / estabelecimento de ensino superior através de regime Especial de Acesso – mudança de curso, transferência e reingresso (via Secretaria-Geral de Alunos).

PRÉ-REQUISITOS

Constituem um meio de prova que atesta a capacidade do estudante para a frequência e conclusão de determinado curso; têm carácter de obrigatoriedade e são eliminatórias nos cursos que o exigirem (exemplo, Prova de Aptidão Desportiva para o curso de Licenciatura de Educação Física, Saúde e Desporto.

EMOLUMENTOS

A propina poderá ser dividida em 12 mensalidades. O valor total inclui as sessões letivas, material de apoio às aulas laboratoriais e inscrição na época normal de exames. Condições Especiais – consultar o Serviço de Ingresso.

SER “COOPERANTE”

O universo estudantil da CESPU é constituído por cooperantes e não cooperantes. O estudante com o estatuto de cooperante dispõe de vantagens na área das propinas, no acesso aos serviços de saúde e ingresso nas atividades e formação contínua (cursos de curta duração e pós-graduações). Mais informações – consultar o Serviço de Ingresso.

Horário de Funcionamento: de 2ª a 6ª feira, 10h às 13h / 14h às 17h

Contacto Geral: TLF: (+351) 800 20 20 02 | EMAIL: ingresso@cespu.pt

Campus Universitário de Gandra

TLF: (+351) 224 157 171 | Fax: (+351) 224 157 102

Campus Académico de V. N. Famalicão

TLF: (+351) 252 303 600 | Fax: (+351) 252 303 694